A megaoperação militar no Rio de Janeiro no 40º dia da intervenção, os tiros na caravana de Lula e a história do trem misterioso no reZOOM de 28 de março.

A música é…

“Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa

Um trem verde e muito mistério. E não estamos falando de algum livro de Agatha Christie, mas sim do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Notícias sobre a chegada do tal trem à China levantaram suspeitas de que ele teria feito uma visita secreta ao país. Somente ontem a informação foi confirmada.

“Se eu perder este trem/Que sai agora às 11 horas/Só amanhã de manhã.” (Vídeo: The Guardian)


Rio, 40 dias

Cerca de 4.000 homens, incluindo 3.400 militares das Forças Armadas, participaram ontem de uma operação no Rio de Janeiro, a maior desde que o governo autorizou a intervenção militar por lá, que completou 40 dias ontem.

Qual a missão?

A megaoperação buscava criminosos, armas e drogas em favelas do Complexo do Lins (na zona norte), que é dominado pela facção criminosa Comando Vermelho. Esse conjunto de favelas é considerado um dos principais esconderijos de quadrilhas que roubam cargas. Uma autoestrada foi totalmente fechada na região e o aplicativo “Onde Tem Tiroteio” (leia mais abaixo) fez relatos de tiros.

Meu escritório é na… prisão

Em outra operação que também aconteceu ontem, militares e policiais estiveram no presídio de Bangu 3 (na zona oeste do Rio), atrás de celulares e outros materiais ilegais. A penitenciária tem uma ala conhecida como “escritório do crime”, de onde criminosos comandariam o tráfico de drogas mesmo estando atrás das grades.

E o resultado?

A operação no Complexo do Lins terminou com 24 pessoas presas até o início da noite de ontem. Também foram apreendidas drogas e armas. O Exército negou que as ações sejam uma mudança na estratégia da intervenção federal no Estado.

indicaZOOM


reZOOMOS

Que tiro foi esse? Dois veículos que participam da caravana do ex-presidente Lula no Paraná foram atingidos por tiros. Ninguém se feriu. Ainda não se sabe quem fez os disparos, mas o incidente aumenta a tensão política, que já anda bem alta. O ex-presidente tem sido alvo de protestos desde que começou a fazer uma série de visitas a cidades no Sul do país. Manifestantes já haviam bloqueado estradas para evitar a passagem da caravana e atirado ovos e pedras no palanque onde Lula discursava.

Ameaça Suprema. As ameaças também chegaram ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é o relator na mais alta corte do país dos processos da Operação Lava Jato. Em entrevista à GloboNews, Fachin disse que a família dele tem recebido ameaças e pediu providências à presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, e à Polícia Federal.

#vazafake. Agora, uma ameaça positiva. As empresas de conteúdo suspeitas de produzir notícias falsas serão investigadas a pedido do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux. O objetivo é tentar inibir a propagação das chamadas fake news durante as eleições.

Trump, o curioso. Você é cidadão norte-americano? Eis a pergunta que o governo de Donald Trump quer fazer à população que vive no país. A questão deve entrar no Censo de 2020 e já levantou polêmica. O Estado da Califórnia moveu uma ação contra a iniciativa, argumentando que imigrantes teriam receio de responder a pesquisa. Somente cidadãos norte-americanos podem se registrar para votar, mas Trump afirma que milhões de imigrantes teriam votado na eleição presidencial de 2016.

Verde e… O Palmeiras está nas finais do Campeonato Paulista. O time perdeu para o Santos por 2 a 1, mas se classificou na decisão por pênaltis. A equipe enfrenta na decisão do título o vencedor do duelo entre Corinthians e São Paulo, que acontece hoje à noite.

…Amarelo. Mais cedo, a seleção brasileira tirou um peso das costas. Quatro anos depois do 7 a 1 na Copa de 2014, derrotou a Alemanha por 1 a 0, em Berlim. Na semana da Páscoa, Jesus salvou. Ou melhor, Gabriel Jesus, que fez o gol da vitória.

Mais cor, por favor. Alguns países do Leste Europeu foram surpreendidos por neve laranja. O fenômeno intrigou muita gente, mas tem uma explicação relativamente simples: uma tempestade de areia no deserto do Saara “espalhou” a cor alaranjada. Veja com seus próprios olhos no vídeo da revista National Geographic:


Diga pra gente o que está achando do reZOOM! Fácil de ler? Chato pra caramba? Na medida? Longo demais? Comente no post ou na nossa página do Face.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: