Os “candidatos a candidatos” à Presidência, Lula preso na sede da PF inaugurada quando ele era presidente, os campões estaduais e mais no reZOOM de 9 de abril.

O filme é…

Os Capacetes Brancos

O documentário da Netflix mostra a rotina do grupo que socorre feridos na sangrenta guerra civil na Síria. Neste domingo, o governo do país foi acusado mais uma vez de usar armas químicas contra rebeldes, em um ataque que teria deixado 49 mortos.


#voteemmim

A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva embolou ainda mais o cenário para as eleições de outubro. Os últimos “candidatos a candidatos” apareceram neste fim de semana.

Quem são eles?

Caras conhecidas e nomes novos na política. A principal novidade foi Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal. Ele foi o relator do processo do “mensalão”, como ficou conhecida a investigação de pagamento de propina a deputados durante o primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Barbosa se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), mas ainda não anunciou a candidatura.

Outros nomes

Outro “novato” que pretende disputar a Presidência é Henrique Meirelles, agora ex-ministro da Fazenda. Ele se filiou ao MDB (partido do presidente Michel Temer) e deixou o cargo na sexta-feira. Entre as caras mais conhecidas que anunciaram planos de se candidatar estão Geraldo Alckmin, que deixou o governo do Estado de São Paulo para concorrer pelo PSDB. E Marina Silva, que deve disputar a terceira eleição para presidente, agora pelo partido Rede.

E Lula?

Líder das pesquisas eleitorais, o ex-presidente Lula está preso desde a noite de sábado. Ele está em uma sala especial na sede da Polícia Federal, em Curitiba (PR). Detalhe: o prédio foi inaugurado durante o governo dele. Mesmo que venha a ser solto, Lula não pode ser candidato por ser réu condenado em segunda instância. Mas o PT pretende registrar a candidatura dele mesmo assim e partir para mais uma batalha na Justiça.

indicaZOOM


reZOOMOS

Às claras. Quer fazer propaganda política paga no Facebook? Então vai ter que deixar bem claro quem você é. A rede social vai exigir a confirmação da identidade e localização de quem fizer anúncios para promover candidatos. As mudanças acontecem depois da revelação de que os dados de quase 90 milhões de usuários da rede social, sendo 443 mil no Brasil, foram usados por uma empresa chamada Cambridge Analytica para fazer propaganda política e tentar influenciar a eleição presidencial nos Estados Unidos.

Às escuras. Um homem aparentemente com problemas mentais foi apontado como o autor do ataque que matou duas pessoas e feriu 20 na cidade de Münster, na Alemanha. Ele avançou com uma van sobre um grupo que estava sentado em frente a um restaurante. A suspeita inicial era de uma ação terrorista, mas o governo confirmou mais tarde que o homem agiu só.

É Campeão! Com direito a banho de isotônico no técnico Fábio Carille, o Corinthians conquistou o bicampeonato paulista. O título veio nos pênaltis, depois da vitória sobre o Palmeiras no tempo normal por 1 a 0. No Rio, o Botafogo conquistou o campeonato carioca com a vitória também nos pênaltis sobre o Vasco. O Cruzeiro foi o campeão mineiro, depois de derrotar o Atlético-MG por 2 a 1. No Rio Grande do Sul, o campeão foi o Grêmio.

#vazafake. Falando em futebol, a Copa do Mundo vem aí e já tem gente se preparando para um adversário fora dos campos: as notícias falsas. A história de que o Brasil aceitou perder o título de 1998 em troca de sediar o Mundial circulou pela internet em diversas versões — todas inverídicas. O site R7 encontrou o suposto autor do texto, que caiu na tentação de passar adiante informações sem qualquer confirmação. CUIDADO!

indicaZOOM


Quer saber mais sobre algum assunto? Pergunte pro reZOOM. Boa semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: