Tá por dentro? Os mais ricos ganham 36 vezes mais que os mais pobres no Brasil, Trump ameaça atacar a Síria com mísseis e muito mais no reZOOM de 12 de abril.
A frase é…
“É muito mimimi.”
Do volante Renê Júnior, reserva do Corinthians na final do Campeonato Paulista, sobre as reclamações do Palmeiras de que a arbitragem favoreceu o Timão. Pela Libertadores, o Palmeiras empatou ontem com o Boca Juniors por 1 a 1.
Poucos com muito, muitos com pouco
Não é novidade para ninguém que o Brasil tem uma baita concentração de renda. Mas é sempre chocante dar de cara com dados novos que confirmam que a riqueza está mesmo nas mãos de poucos.
Do que estamos falando?
O IBGE (que é o instituto oficial de pesquisas do país) divulgou ontem que o grupo de 1% da população com os maiores rendimentos recebeu 27.213 reais no ano passado, em média. Esse valor é 36 VEZES MAIOR que a renda média dos 50% dos brasileiros com os menores salários.
A diferença é mais gritante na região Nordeste, onde a renda de 1% da população é 50 VEZES MAIOR que a de 50% dos brasileiros mais pobres.
Desigualdade antiga
O problema é um velho conhecido do país. Ainda durante a ditadura militar, um importante ministro afirmou que era “preciso esperar o bolo crescer para depois reparti-lo”. Nos quase 50 anos que se passaram desde então, o bolo já cresceu, murchou, voltou a crescer, encolheu, recuperou-se… e nada de ser repartido.
indicaZOOM
reZOOMOS
Ameaça real? O presidente norte-americano, Donald Trump, mandou avisar: “os mísseis estão chegando” à Síria. Ele tem prometido uma ação firme dos Estados Unidos desde o fim de semana, quando surgiram os relatos (ainda não confirmados) de que o governo de Bashar al-Assad teria usado armas químicas contra a população. O recado de Trump (como sempre via Twitter) vale principalmente para a Rússia, aliada da Síria, que já anunciou que vai combater qualquer ataque norte-americano.
Russia vows to shoot down any and all missiles fired at Syria. Get ready Russia, because they will be coming, nice and new and “smart!” You shouldn’t be partners with a Gas Killing Animal who kills his people and enjoys it!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 11, 2018
Desvio. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin conseguiu escapar das investigações da Operação Lava Jato. Ou pelo menos se desviar. Ao deixar o cargo na semana passada para se candidatar à Presidência pelo PSDB, ele perdeu o chamado foro privilegiado, que é o direito de ocupantes de cargos públicos serem julgados apenas nas instâncias superiores da Justiça. Mas o processo ao qual ele responde por suspeita de receber doações ilegais de campanha foi mandado para a Justiça Eleitoral, e não para a força-tarefa da Lava Jato em São Paulo.
Me inclua fora dessa. Em outro processo, o presidente Michel Temer foi intimado a depor como testemunha de DEFESA dos ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves. Os dois estão presos pela Operação Lava-Jato e são do MDB, o partido de Temer.
Acidente aéreo. 257 pessoas morreram na queda de um avião militar na Argélia. A aeronave, de fabricação russa, caiu logo após decolar, de acordo com a imprensa local.
indicaZOOM
- Organização Mundial da Saúde (OMS) investiga 500 pessoas com sintomas de ataque químico na Síria
- PARA REFLETIR: observe como o mesmo assunto foi tratado por dois sites de notícias. Qual a principal diferença entre os títulos abaixo?
Comente, critique, elogie… só não fique sem falar com a gente!