O senador Aécio Neves no banco dos réus, o fim da era Castro em Cuba e (mais) uma notícia falsa sobre a Copa do Mundo estão no reZOOM de 18 de abril.
A música é…
“A Lo Cubano” – Orishas
Um capítulo da história de Cuba está chegando ao fim. Raúl Castro, irmão do líder revolucionário Fidel, deixa o comando da ilha nesta semana. A Assembleia Nacional de Cuba elegerá o sucessor durante uma sessão que começa hoje.
No banco dos réus
O senador Aécio Neves (do PSDB de Minas Gerais) é réu pela primeira vez. Por 5 votos a 0, um grupo de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) deu sinal verde para que prossigam as investigações sobre as denúncias que pesam contra ele.
Quais as denúncias?
Aécio apareceu em gravações de áudio pedindo R$ 2 milhões a Joesley Batista, um dos donos do frigorífico JBS. Segundo a acusação, o dinheiro seria propina para que o senador trabalhasse a favor da empresa no Congresso Nacional. Aécio nega e afirma que seu único erro foi ter pedido um empréstimo e que não deu nada em troca. A acusação diz que o dinheiro foi entregue em quatro parcelas de R$ 500 mil. E pelo menos uma das entregas foi filmada, à distância, pela Polícia Federal. Quem recebeu essa parcela foi um primo de Aécio.
Ele vai preso?
Virar réu não significa que Aécio tenha sido condenado, nem mesmo que seja culpado. Mas ele seguirá no foco, já que novas investigações sobre as denúncias de corrupção e obstrução da Justiça serão feitas. O mandato dele como senador termina neste ano. Se tentar a reeleição, poderá concorrer novamente com Dilma Rousseff, do PT, para quem perdeu as eleições para presidente em 2014.
indicaZOOM
- Três perguntas para entender o caso Aécio, na reportagem da BBC Brasil
reZOOMOS
Cada um no seu quadrado. A economia do Brasil deve crescer 2,3% neste ano e 2,5% no próximo, nas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), que funciona como um “olheiro” da economia mundial. Enquanto isso, do outro lado do mundo, a realidade é de causar certa invejinha — a China já registrou crescimento de 6,8% nos três primeiros meses de 2018.
Mal na foto. De 0 a 10, qual a nota média que vai no boletim do presidente Michel Temer? A população deu 2,7 para ele, de acordo com uma pesquisa do Datafolha divulgada ontem. Para 41% dos brasileiros ouvidos, ele merece zero. Outras conclusões do levantamento: o governo continua sendo considerado “ruim ou péssimo” por 70% dos brasileiros (o mesmo índice da pesquisa de janeiro). O índice de aprovação de Temer também mostra estabilidade, em 6%.
#vazafake. Tem gente se aproveitando da tensão entre Estados Unidos e Rússia para espalhar pelas redes sociais informações duvidosas sobre a Copa do Mundo. Circulou pelo WhatsApp a notícia FALSA de que, em caso de guerra, o campeonato teria que ser realizado na sede anterior — ou seja, no Brasil. O blog “Me engana que eu posto” fez a checagem e mostrou que não há nenhuma menção a isso no regulamento da Copa. Caso a Rússia esteja em guerra, o mais provável é que o Mundial seja adiado, como já aconteceu no passado. No Brasil, é melhor mesmo se contentar com o álbum de figurinhas.
indicaZOOM
- Todos os dados da pesquisa feita pelo Datafolha
- Prepare-se para a Copa do Mundo: embarque com O Estado de S. Paulo em uma viagem pela Rússia
Quer saber mais sobre algum assunto trazido pelo reZOOM? É só pedir.