A principal linha de investigação sobre a morte da vereadora Marielle, o futuro do senador Aécio Neves, os ganhadores do prêmio Pulitzer e mais no reZOOM de 17 de abril.

A frase é…

“Ele é moralmente desqualificado para ser presidente.”

Do ex-diretor do FBI (a Polícia Federal norte-americana) James Comey sobre Donald Trump.

Comey foi demitido há um ano, quando investigava possíveis ligações entre a campanha presidencial e a interferência russa na eleição. O comentário — bem direto e nada elegante — foi feito na primeira entrevista (ao canal de TV ABC News) desde sua demissão.


Milícias sob suspeita

É grande a possibilidade de que milícias estejam envolvidas no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista dela, Anderson Gomes, no Rio de Janeiro. O crime completou um mês no sábado.

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Quem disse?

Em entrevista à rádio CBN, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, explicou que os investigadores partem de um grande conjunto de possibilidades e vão afunilando pouco a pouco as pistas. Atualmente, segundo Jungmann, a hipótese mais provável sobre o crime “é a atuação de milícias no Rio de Janeiro”.

O que mais?

Parentes de Marielle reuniram-se com o chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa, para saber sobre o andamento das investigações. Na saída, ele não quis comentar a entrevista do ministro e disse que só deve se manifestar sobre a autoria do assassinato quando este for solucionado. Disse apenas que a Polícia Civil já entendeu “grande parte do cenário do crime”, mas faltam ainda alguns “procedimentos” para concluir a investigação.

indicaZOOM


reZOOMOS

Ocupação relâmpago. Um grupo de manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) ocupou por cerca de quatro horas o triplex no Guarujá (litoral de São Paulo) atribuído ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles penduraram na sacada faixas com mensagens como “Se é do Lula, é nosso” e “Se não é, por que prendeu?”. Para lembrar: o ex-presidente está preso em Curitiba há pouco mais de uma semana, depois de ser condenado em segunda instância justamente pela acusação de que teria recebido o apartamento em troca de favores.

Réu ou não? O futuro do senador Aécio Neves (do PSDB de Minas Gerais) começa a ser definido nesta terça-feira. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta Corte da Justiça brasileira, devem decidir hoje se ele virá ou não réu por ter, supostamente, recebido R$ 2 milhões em propina da empresa JBS. A defesa dele argumenta que era apenas um empréstimo. Para lembrar: o senador era presidente e um dos nomes fortes do PSDB quando a notícia do áudio estourou, há cerca de um ano.

#MeToo. As reportagens que denunciaram os abusos sexuais cometidos pelo produtor de cinema Harvey Weistein renderam ao jornal The New York Times e à revista New Yorker o prestigiado prêmio Pulitzer. A partir das reportagens surgiu o movimento ‘Me Too’, que levou à descoberta de casos de assédio envolvendo outras figuras poderosas de Hollywood. Na categoria música, o rapper Kendrick Lamar fez história ao ser o primeiro artista fora do jazz ou da música clássica a ganhar o prêmio.


Quer tirar dúvidas, comentar, sugerir assuntos ou simplesmente trocar figurinhas? Fale com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: