As acusações sobre um time completo de ex-presidentes do Metrô de São Paulo, os 70 anos do Estado de Israel e muito mais no reZOOM de 19 de abril.

A série é…

“La Casa de Papel”

A série da TV espanhola que virou sucesso (e fantasias de Carnaval!) no Brasil vai ganhar uma terceira temporada na Netflix. A ficção gira em torno do “maior roubo da história”, em que um grupo de oito criminosos invade a Casa da Moeda da Espanha sob o comando de um enigmático personagem – o Professor. Reserve já sua máscara de Salvador Dalí.


Fora dos trilhos

O atual presidente do Metrô de São Paulo e outros CINCO ex-presidentes viraram réus pela acusação de improbidade administrativa. O nome pomposo quer dizer que os agentes públicos podem ter agido de forma desonesta no cumprimento de suas funções.

O que aconteceu?

Eles enfrentarão um processo pela compra de 26 composições do metrô (com seis carros em cada uma) por R$ 615 milhões. Os trens ficaram sem uso porque a linha por onde eles passariam não estava pronta. O negócio foi feito em 2011, quando Geraldo Alckmin, do PSDB, era governador de São Paulo, mas ele não é citado na ação.

Atraso esperado

A compra dos trens foi mantida apesar do atraso na ampliação da linha 5-Lilás do metrô. Mais que atrasadas, as obras estavam paralisadas desde 2010 — ou seja, um ano antes da aquisição, de acordo com a acusação. Na decisão, o juiz responsável pelo caso afirmou que, “para piorar”, os trens entregues ficaram espalhados por diversos locais, “abandonados, inclusive sendo vandalizados”.

E qual a situação atual?

As obras da linha 5 ainda não acabaram, mas os trens hoje estão em uso. A área jurídica do Metrô e da Secretaria de Transportes Metropolitanos, que responde pelo presidente e os ex-presidentes, negou as irregularidades na compra.


reZOOMOS

Casa, comida e roupa lavada. Cuidar da casa é coisa de…. todo mundo. Em 2017, aumentou a parcela de homens que faz algum tipo de tarefa doméstica, embora as mulheres continuem sendo as mais sobrecarregadas. Uma pesquisa divulgada ontem mostrou que a proporção de homens (a partir de 14 anos de idade) que realiza algum tipo de afazer doméstico subiu de 71,9% em 2016 para 76,4% no ano passado. No caso das mulheres, a parcela que faz algum tipo de tarefa no lar passou de 89,8% para 91,7%.

via GIPHY

Israel, 70. O pôr do sol de ontem marcou o início das comemorações dos 70 anos da criação do Estado de Israel. A data oficial de sua fundação é 14 de maio de 1948, mas as celebrações seguem o calendário judaico. Coube a um brasileiro — Oswaldo Aranha — anunciar a resolução que aprovou a criação do Estado, um ano antes (em 1947). Aranha era o presidente da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) naquela época.

Às escondidas. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que um importante representante de seu governo esteve com o ditador da Coreia do Norte na semana passada. O encontro — que era secreto — foi noticiado por jornais norte-americanos há alguns dias, antes da confirmação oficial. De acordo com o jornal Washington Post, o objetivo da reunião com Kim Jong-un foi acertar detalhes para o encontro do líder norte-coreano com Trump, que deve acontecer em breve.

Último recurso. Os juízes da segunda instância da Justiça negaram ontem os últimos recursos da defesa do ex-presidente Lula no caso do triplex do Guarujá (SP). Ele está preso desde o dia 7 de abril para cumprir a pena 12 anos e um mês de prisão, mas ainda pode recorrer da sentença em mais duas instâncias.

indicaZOOM


Ficou curioso e quer saber mais sobre algum assunto? Pergunte para o reZOOM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: