Quem ri por último ri melhor? Não para a assistente virtual da Amazon. O reZOOM de 9 de março conta a história e fala também do encontro entre Trump e Kim Jong-un aguardado no mundo todo, entre outros assuntos.
A frase é:
“Alexa, can you laugh?”
(A Amazon precisou ajustar o comando de voz de sua assistente virtual, depois que a “mocinha” saiu disparando por aí uma risadinha macabra)
Entre tapas e beijos
Trump causou e continua causando no noticiário da semana. Depois de pegar o mundo de surpresa com o anúncio de que vai cobrar uma espécie de pedágio sobre o aço e o alumínio que os demais países vendem para os Estados Unidos, o presidente norte-americano deu mais um passo, digamos, inesperado. Ele topou se encontrar com o até então arquiinimigo Kim Jong-un, o ditador da Coreia do Norte.
A reunião deve acontecer até maio e ainda não está claro que tipo de relação pode surgir entre os dois países a partir daí. De qualquer modo, fica a torcida para que avancem as conversas de desnuclearização.
‘Desnu’ o quê?
Kim Jong-un estaria disposto a congelar os testes nucleares e de mísseis que deixaram o mundo apavorado com a ideia de uma guerra com os EUA. Por isso, o sim de Trump para o encontro teve repercussão em todos os cantos do planeta.
Ainda não está convencido da importância desta notícia? Veja como grandes jornais mundiais destacaram o fato:
- A CNN chamou a futura reunião de “conversas bombásticas”
- Deu no New York Times: “O convite de Kim Jong-un é uma audaciosa abertura diplomática para dois líderes mundiais que trocaram ameaças de guerra e insultos pessoais”.
- O jornal britânico The Guardian ouviu especialistas que classificaram o encontro como “chocante e inacreditável”.
Antes de mudar de assunto fique com um histórico da troca de farpas entre Trump e Jong-un, selecionado com humor pelo jornal O Globo: “De gordinho maluco a velho gagá: as ofensas entre EUA e Coreia do Norte”.
reZOOMOS
Novos sócios. O clube dos presidenciáveis (como são chamados os potenciais candidatos à Presidência do país) ganhou mais dois participantes. O partido Democratas (DEM) lançou a pré-candidatura de Rodrigo Maia (que atualmente preside a Câmara dos Deputados), enquanto o PDT anunciou o ex-ministro Ciro Gomes. Eles ainda são pré-candidatos porque o prazo para definir quem de fato entrará na disputa vai até junho – até lá os partidos avaliam se os nomes “provisórios” têm chance de cair no gosto do eleitorado.
Detalhe: o anúncio de Ciro Gomes aconteceu numa data emblemática: o Dia Internacional da Mulher.
indicaZOOM:
- Descubra (ou relembre) o comentário machista que praticamente afundou a candidatura de Ciro Gomes na eleição de 2002.
- Mais detalhes sobre o anúncio de Rodrigo Maia como pré-candidato
- O reZOOM alerta: à medida que a eleição se aproxima cresce o risco de mais NOTÍCIAS FALSAS sobre candidatos e promessas de campanha circularem. Leia e espalhe por aí nosso “Guia de Sobrevivência”.
Caiu na rede. Você sabia que as notícias falsas viralizam muito mais que as verdadeiras? A maior pesquisa já feita até hoje sobre o tema foi publicada ontem na revista Science (super respeitada no meio acadêmico) e analisou 126 mil textos que circularam no Twitter de 2006 a 2017. Os pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) concluíram que a chance de uma notícia falsa ser repassada é 70% maior que o de uma verdadeira.
indicaZOOM:
- Com a palavra, o MIT: pessoas – e não robôs – são os principais responsáveis por espalhar desinformação.
- Blog “Me engana que eu posto” desmascara informações falsas que circulam na internet.
Você já recebeu alguma mensagem, vídeo ou qualquer outro tipo de conteúdo mentiroso? Conte pra gente como descobriu que a notícia era mais falsa que nota de 3 dólares. Segunda-feira tem mais reZOOM!