Os passos de tartaruga da economia brasileira, a velocidade supersônica dos boatos na internet e muito mais no reZOOM desta sexta-feira 13. Buu!

O filme é…

“Aos Teus Olhos”, de Carolina Jabor

Uma das estreias da semana nos cinemas trata de uma prática que, infelizmente, tem sido comum nas redes sociais: o compartilhamento de informações SEM CONFIRMAÇÃO. O filme brasileiro, com Daniel de Oliveira no papel principal, discute o poder da internet, a velocidade dos boatos e o linchamento virtual. Super atual.

Classificação indicativa: 16 anos


É devagar, devagarinho

A recuperação da economia brasileira, depois da baita crise vivida nos últimos anos, dá sinais de que será mais lenta do que gostaríamos.

Como assim?

O desempenho de uma economia pode ser medido por diversas “réguas”, como o número de desempregados, a produção das indústrias, a quantidade de produtos vendidos nas lojas e até como anda a confecção de papelão ondulado (já que esse material é usado para embalar boa parte do que se produz no país). Pois bem. Dois indicadores divulgados nos últimos dias dão pistas de que a velocidade de recuperação do Brasil não é das mais animadoras.

  • A inflação de março foi praticamente nula. No mês passado, o aumento médio dos preços no país foi de 0,09% , segundo o índice oficial (chamado IPCA). O dado foi o mais baixo já registrado em meses de março nos últimos 24 anos (desde a criação do Plano Real). Se por um lado, inflação comportada é uma boa notícia para nosso bolso, é também um sinal de que a economia caminha devagar, devagarinho.
  • As vendas em lojas de varejo contrariaram a expectativa dos economistas e caíram em fevereiro, de acordo com os números anunciados ontem.

indicaZOOM


reZOOMOS

Morde e assopra. É bem difícil saber o que vem pela frente quando o assunto é Donald Trump. Ontem, o presidente norte-americano disse que um ataque militar contra a Síria poderia acontecer “muito em breve ou nem tão logo assim”. Isso apenas um dia após ter levantado a voz (no Twitter, claro) afirmando que os mísseis estavam a caminho da Síria. Relembrando: Trump ameaçou o regime de Bashar al-Assad depois das acusações de que teria ocorrido, no último fim de semana, um ataque com armas químicas contra sírios. Tá difícil acompanhar…

Diário da Lava-Jato. A Polícia Federal foi atrás de 10 suspeitos de fraudes contra os fundos de pensão Postalis (dos funcionários dos Correios) e Serpros (dos funcionários de processamento de dados do governo federal). Os fundos de pensão são uma espécie de “poupança” que os trabalhadores pagam como um complemento da aposentadoria. De acordo com a investigação, o esquema descoberto funcionava assim: os fundos mandavam dinheiro para empresas no exterior, mas esse dinheiro era distribuído em contas de doleiros e voltava ao Brasil para ser usado no pagamento de propinas.

Na prisão. Por falar em Operação Lava-Jato, a mais alta Corte de Justiça do país decidiu por 7 votos a 4 que o ex-ministro da Fazenda Antonio Palloci deve continuar preso. Ele foi detido em setembro de 2016, acusado de corrupção e lavagem de dinheiro.

Telinha x Telona. A Netflix e um dos festivais de cinema mais glamourosos do mundo estão de mal. Eis os capítulos da série… quer dizer, do rompimento: (1) o Festival de Cannes quer que os filmes estreiem bem antes nos cinemas para que participem de sua seleção oficial; (2) a Netflix respondeu ‘não’; (3) Cannes disse que, então, o serviço de streaming poderia projetar seus filmes durante o festival SEM COMPETIR. (4) A Netflix se recusou a ser “café com leite” e avisou que vai retirar todas as produções que seriam exibidas na 71ª edição do festival (de 8 a 19 de maio). Pegou a bola e foi pra casa. FIM

indicaZOOM


O reZOOM deseja muito cinema e pipoca para seu sábado e domingo. Até segunda-feira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: