Tá por dentro? O julgamento histórico no Supremo Tribunal Federal, a educação brasileira vai ‘mal na prova’ e muito mais no reZOOM de 4 de abril.
A música é…
Qualquer uma que toca no Spotify.
Afinal, o serviço de streaming estreou ontem na Bolsa de Valores de Nova York sendo avaliado em nada mais nada menos que… 29,5 bilhões de dólares. Com apenas 12 aninhos de idade e sem NUNCA ter dado lucro.
Dia D para Lula
O futuro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser decidido hoje. A expectativa é que o Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta Corte da Justiça brasileira, conclua a votação sobre garantir ou não a ele um habeas corpus preventivo — que é uma espécie de proteção antecipada a um possível pedido de prisão.
Como a situação chegou a esse ponto?
Em janeiro, Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo um apartamento triplex no Guarujá (litoral de São Paulo). A condenação se deu em segunda instância, ou seja, foi decidida por duas esferas da Justiça do país. Mas os advogados de defesa do ex-presidente entraram com o pedido do habeas corpus que está sendo avaliado agora.
Qual a importância?
Em 2016, num julgamento que não tinha nenhuma relação com Lula, o STF decidiu que um réu pode começar a cumprir pena a partir de uma decisão em segunda instância. Assim, ficou definido que não seria necessário esperar o julgamento final (após quatro instâncias da Justiça) para que um condenado fosse preso.
As alternativas que estão sobre a mesa do Supremo agora são:
a) negar o habeas corpus e, assim, MANTER o entendimento de 2016;
b) aceitar o habeas corpus e, com isso, MUDAR o entendimento de 2016.
A decisão de hoje só vale para o caso de Lula, mas na prática servirá de referência para outros condenados.
indicaZOOM
- “Este é provavelmente um dos julgamentos mais importantes da história do STF.”
- O vaivém nas decisões da Justiça
reZOOMOS
Tiros no Youtube. Três pessoas ficaram feridas em um ataque a tiros na sede do YouTube, na Califórnia (Estados Unidos). Uma mulher suspeita de ser a atiradora se matou, segundo a polícia. Como virou hábito, vários rumores se espalharam na internet, mas até a noite de ontem não se sabia a motivação nem a identidade da pessoa que atirou.
Nota baixa. Mais brasileiros estão insatisfeitos com a qualidade da educação básica no país. Uma ampla pesquisa divulgada ontem mostrou que apenas 30% da população acha o ensino público “ótimo ou bom” (bem menos que os 50% que tinham essa mesma avaliação em 2013). A avaliação “ótima ou boa” sobre as escolas particulares também recuou: saiu de 75% em 2013 para 65%. Foram ouvidas cerca de 2.000 pessoas, a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
#vaza fake. O deputado federal Alberto Fraga (do partido DEM) vai responder a um processo disciplinar por ter espalhado no Twitter notícias falsas sobre a vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro. Esse processo tem diversas fases e, no fim, as opções serão arquivar o caso ou punir o parlamentar.
Que maravilha! O filme de super-herói mais lucrativo de 2017 foi… Mulher-Maravilha, protagonizado por Gal Gadot. A sequência dessa aventura está prevista para estrear nos cinemas em novembro do ano que vem. Apesar de ainda não estar pronto, Mulher-Maravilha 2 já ganhou muitos pontos: é o primeiro filme a adotar as novas regras contra o abuso sexual em Hollywood. Ainda nem assistiu ao primeiro filme? Fique com um “aperitivo”:
indicaZOOM
- Fake ou news: prepare-se para desmascarar as mentiras que rolam na internet
- Para refletir: outros achados da pesquisa sobre a qualidade da educação
Tá curioso sobre algum assunto do noticiário? É só falar pra gente!